Veja se seu site deve perder posições no Google dia 21 de abril

O Google fará uma mudança profunda na forma de classificar os resultados de pesquisas feitas por celulares e tablets.

A partir de 21 de abril, os sites compatíveis com dispositivos móveis vão ser priorizados na classificação de busca orgânica (a que não é paga) do Google. Isso quer dizer que as páginas não compatíveis, consequentemente, perderão posições.

> Veja também: os 3 pilares de uma estratégia de SEO

Para Diogo Botelho, analista de qualidade do Google, os sites que não estiverem adaptados podem sofrer “uma alteração impactante” na sua classificação em buscas por dispositivos móveis. Nas pesquisas feitas em desktop, nada mudará.

Para saber se o seu site está preparado, basta fazer um teste de compatibilidade com dispositivos móveis. Se o resultado for negativo, o próprio Google dirá o que é preciso fazer para se adaptar..

Não faz diferença se o site for responsivo ou se tiver uma versão específica para mobile (ex: m.nomedosite.com). Sendo compatível, não será punido pelo buscador. Ainda assim, não custa dizer que uma página responsiva é mais recomendada, uma vez que dá menos trabalho para gerenciar.

O objetivo do Google é que as pessoas tenham uma boa experiência ao acessar um site por meio do buscador.

SEU SITE EM DIFERENTES CELULARES

No navegador Google Chrome, existe uma ferramenta para ver como um site aparece na tela dos diversos tipos de dispositivos móveis.

É simples. Primeiro, entre em algum site pelo Chrome, clique com o botão direito em qualquer lugar com o botão direito e escolha “Inspecionar elemento”. Depois, clique no ícone de celular que aparecerá no alto da tela, à direita, conforme a imagem abaixo.

SEO para mobile 1

 

No alto à esquerda (imagem abaixo), escolha o dispositivo móvel no campo “Device” e pressione “F5”. Você verá como o site aparece em smartphones, tablets e notebooks.

SEO para mobile 2

Outra ferramenta que ajuda a melhorar o site é o PageSpeed Insights. Ela dá dicas de como tornar o acesso mais rápido em dispositivos móveis e em desktop.

A ferramenta de visualização no Chrome e o PageSpeed Insights são apenas sugestões para melhorar a experiência do usuário no celular. Não serão levadas em conta na mudança que o Google fará a partir do dia 21. Apenas o teste de compatibilidade será considerado.

E-book: Como Mensurar e Otimizar Canais de Marketing Digital

Fale com a sgc conteúdo:


+55 11 2337.9871

contato@sgcconteúdo.com.br

Agência de Conteúdo Digital e Inbound Marketing

SGC Conteúdo | São Paulo – SP