5 conteúdos de impacto produzidos por fintechs

Educação financeira

Por Sílvio Crespo

Sua empresa também quer atrair pessoas interessadas em investir melhor?

Em um período de 30 dias, mais de 40 blog posts sobre “investimentos” foram publicados no Brasil por empresas da área financeira, como fintechs, consultorias, casas de análise e outras.

Me refiro somente a artigos com o objetivo de fazer marketing de conteúdo. Nessa conta não estão as matérias da imprensa e dos grandes portais.

Considerando essa média de mais de um novo artigo por dia sobre o assunto, disputar a atenção dos investidores tem sido um desafio e tanto.

Mas certamente vale a pena porque somente as palavras-chave relacionadas a investimento são pesquisadas mais de 500 mil vezes por mês no Google.

Para você que valoriza a qualidade do conteúdo, selecionei cinco blog posts que a meu ver se destacaram ao abordar temas de investimento. (Vale informar que, entre as empresas citadas, a Magnetis e a Foxbit são clientes da SGC Conteúdo.)

Pretendo monitorar mensalmente os blogs de educação financeira das empresas que fazem marketing de conteúdo. Neste primeiro artigo, foram considerados os posts publicados entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017.

Espero que este trabalho ajude sua empresa a se inspirar para produzir conteúdos cada vez melhores.

1. ‘DA POUPANÇA PARA A CASA PRÓPRIA (COM AJUDA DA MAGNETIS): A HISTÓRIA DA LAIANA’

Empresa: Magnetis

Por que é um conteúdo de impacto

Porque traz uma história real e muito significativa de uma cliente. Ela migrou seus investimentos da poupança para a Magnetis e afirma que, com isso, o dinheiro rendeu mais e foi possível dar entrada em um apartamento maior do que ela esperava.

Valor para o público

Pessoas na mesma situação que a cliente da Magnetis podem se identificar com a história, inspirar-se na Laiana e buscar aplicações mais rentáveis que a poupança.

Valor para a empresa

O artigo mostra um caso de sucesso de um algoritmo que escolhe investimentos, comprovando que esse tipo de serviço funciona. Isso ajuda a quebrar resistências das pessoas que temem delegar decisões financeiras a um robô.

Como se trata de um tipo de serviço muito recente, é difícil encontrar estudos de caso como este.

2. ‘QUANTO OS BRASILEIROS DEIXARAM DE GANHAR EM 2016 COM A POUPANÇA’

Empresa: Monetus

Por que é um conteúdo de impacto

Com cálculos simples, traz números importantes que até então não haviam sido publicados. O infográfico diz que, se todos que têm saldo na poupança tivessem, em vez disso, aplicações que acompanham o CDI, teriam ganhado, juntos, R$ 21 bilhões a mais.

Valor para o público

Os números mostram que há muita gente perdendo dinheiro e provavelmente provoca nas pessoas o desejo de não pertencer a esse grupo.

Valor para a empresa

Os dados são muito interessantes e chamam a atenção praticamente de qualquer leitor interessado no assunto, que por sua vez pode entrar no funil do marketing da Monetus. Ao final, disponibiliza um código “embed” para quem quiser colar o infográfico no seu site.  

3. ‘BITCOIN SUBIU MAIS DE 85% EM 2016; COMPARE COM OUTROS INVESTIMENTOS’

Empresa: Foxbit

Por que é um conteúdo de impacto

Foi o primeiro artigo na internet a comparar a alta do bitcoin em 2016 com as modalidades mais comuns de investimento no Brasil. Enquanto muitos sites divulgavam que a Bolsa de Valores havia sido o melhor investimento, com avanço de 38%, a Foxbit noticiava uma alta de 85% do bitcoin.

Valor para o público

O artigo mostra o bitcoin como mais um ativo que pode ajudar a diversificar a carteira de investimentos, trazendo uma informação nova para muita gente. Mas ao mesmo tempo explica que existem riscos e sugere que só vale a pena investir se for com cautela e com estratégia.

Valor para a empresa

O artigo tende a atrair pessoas que não conhecem bem o bitcoin. À medida que a criptomoeda deixa de ser “coisa de nerd” e passa a ser encarada com mais seriedade, o texto ajuda a Foxbit a se posicionar para novos públicos.

4. ‘PREVIDÊNCIA PRIVADA: O QUE É E COMO FUNCIONA’

Empresa: Vérios

Por que é um conteúdo de impacto

Traz uma explicação completa e muito clara de como funcionam os fundos de previdência privada, apontando as vantagens e desvantagens.

Apresenta, inclusive, uma característica que não costuma ser lembrada em análises similares, a de que o dinheiro investido nesses fundos não entra no inventário em caso de falecimento do cotista. É uma informação importante para quem está planejando sucessão do patrimônio.

Valor para o público

Permite que o leitor entenda os conceitos básicos sobre fundos de previdência, bem como seus direitos (como a portabilidade).

Valor para a empresa

A palavra-chave “previdência privada como funciona” é estratégica para muitas empresas, e o artigo chegou à primeira página do Google para este termo em São Paulo.

Dado o seu nível de detalhamento e a linguagem acessível, tem chance de conseguir bons backlinks e se manter bem classificado nas buscas.

5. ‘O QUE VALE MAIS A PENA: PAGAMENTO À VISTA OU PARCELADO?’

Empresa: Par Mais

Por que é um conteúdo de impacto

O artigo mostra que, ao escolher entre pagar à vista ou parcelar, pode-se economizar ou desperdiçar um dinheiro não é desprezível. Em uma das simulações, o valor poupado equivale a 65% de uma parcela.

Valor para o público

O conteúdo apresenta uma ferramenta de simulação, online e gratuita, que pode ser usada por qualquer pessoa para tomar uma decisão entre pagar à vista ou parcelar.

Valor para a empresa

Esse blog post atrai pessoas que estão buscando formas de economizar dinheiro e pode ser uma porta de entrada para diversos serviços oferecidos pela companhia.

DICAS PARA UM CONTEÚDO DE DESTAQUE

Entre os mais de 40 blog posts sobre investimentos publicados no período, existem vários que são de alta qualidade, não apenas esses cinco aqui citados.

Notei que os que se destacam costumam ter pelo menos uma entre essas duas características:

> Ineditismo;

> Aprofundamento.

Para chamar atenção do cliente, é necessário apresentar uma informação inédita e surpreendente (ou um ponto de vista incomum) sobre o problema do cliente; ou então explicar de forma mais clara e aprofundada algum tema relevante para o seu público.

O Neil Patel, um dos maiores especialistas em marketing digital, já explicou por que textos grandes podem gerar mais visitas para o site.

Se você quer receber ideias de pautas para que seu conteúdo se destaque cada vez mais e gere oportunidades e vendas, preencha o formulário abaixo com os temas do seu interesse.


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