Mídia programática valoriza o conteúdo, diz boo-box

Mídia programática monetiza conteúdo segmentado

Os sites que apostam na qualidade do conteúdo devem aumentar sua fatia do bolo publicitário à medida que a chamada “mídia programática” ganha espaço no mercado, prevê o fundador da boo-box, Marco Gomes.

Por outro lado, aqueles que miram apenas audiência devem reduzir sua participação relativa no setor, disse Gomes, em artigo publicado no site Adnews.

A mídia programática é uma forma automática de compra e venda de espaços publicitários no meio digital, por meio de leilões. Os anunciantes escolhem os públicos que querem atingir e uma empresa especializada distribui os anúncios nas mídias que podem proporcionar àqueles o melhor retorno com o menor investimento.

MAIS PRECISÃO

A compra programática de mídia está vingando porque no meio digital a dispersão do público é muito menor. Por exemplo, uma empresa que tem como público-alvo apenas as mulheres com idade entre 20 e 30 anos consegue se dirigir a essas pessoas com muito mais facilidade na internet do que na televisão.

Na TV, talvez mais da metade do seu investimento seja desperdiçado, porque a companhia pagará para atingir um público amplo demais, em que se incluem muitas pessoas sem o menor potencial de se tornar cliente.

Além disso, no marketing digital é possível medir com mais precisão o retorno do investimento, uma vez que há ferramentas para informar de quais sites vieram os clientes.

Essas duas características da comunicação em ambiente digital – menor dispersão e maior capacidade de medir o retorno do investimento – estimularam o surgimento da mídia programática.

CONTEÚDO ESPECIALIZADO

A mesma empresa hipotética citada acima pode anunciar para mulheres de 20 a 30 anos de idade sem desperdiçar tanto dinheiro. Uma companhia de mídia programática coloca os anúncios dela apenas em sites que têm esse público-alvo.

Em vez de expor o anúncio em um único veículo grande, é possível atingir um público considerável, por meio de diversos sites pequenos, mas especializados. Tal método aumenta as possibilidades de monetização dos veículos menores, desde que tenham conteúdo relevante e atinjam um público específico e cativo.

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