Google mostra pessoa mudando de gênero em novo anúncio

O Google criou uma campanha publicitária em que mostra um caso de transição de gênero, do feminino para o masculino.

O vídeo, chamado “Building a Proud Community with Google My Business” (“Construindo uma Comunidade Orgulhosa com o Google My Business”, em tradução literal), conta brevemente a história de Jacob, uma pessoa que se identifica com o gênero masculino, mas nasceu com corpo de mulher, ou seja, com um corpo identificado pela sociedade como feminino.

A história é contada em primeira pessoa pelo próprio Jacob e procura mostrar o quão importante foi, para ele, ter descoberto que era possível fazer a transição de gênero e, depois, ter encontrado uma academia de musculação que reúne pessoas como ele.

“Quando eu era criança, não me sentia confortável com a forma como me via no espelho. Eu gostaria de ver algo masculino. Eu queria poder tirar a camisa e ver músculos”, conta o Jacob. “Achando que isso nunca iria acontecer, eu não conseguia ser feliz”.

O anúncio mostra trechos de vídeos que ele gravou e postou no Youtube durante a fase de transição, quando a sua voz começou a engrossar e o seu bigode, a nascer.

A dona da academia conta que nunca teve a intenção de “criar um espaço específico para qualquer grupo, mas criar um espaço onde qualquer grupo se sentisse confortável”.

“Eles estão se tornando fisicamente mais fortes. Mas a mudança real é o que está acontecendo por dentro. Eles estão construindo a capacidade de se sentirem confiantes e de se sentirem fortes”, afirma ela.

A academia City Gym, conta ela, foi pensada para ser um lugar para gerar a sensação de pertencimento. “Quando as pessoas estão buscando pela internet algum lugar que seja seguro e inclusivo, eu quero que elas nos encontrem”.

“City Gym está encontrando seu público”, escreve o Google no vídeo.

OPINIÃO

Como muitas campanhas do Google, esta acertou em cheio em mostrar o quão profunda é a mudança que a empresa está provocando na vida das pessoas, na sociedade e nos negócios.

A transição de gênero aparece ao mesmo tempo como caso de sucesso e como metáfora do próprio papel do Google na sociedade.

Caso de sucesso porque apresenta uma empresa que dificilmente seria encontrada pelos clientes se não existissem ferramentas altamente funcionais de busca pela internet, como as do Google.

Metáfora porque pode representar a transformação profunda pela qual as sociedades estão passando, catalisada por instrumentos que facilitam a circulação de informações.

As pessoas e as sociedades estão revendo suas próprias identidades e para isso contam com a ajuda de uma empresa cuja missão é “organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis”.

Fale com a sgc conteúdo:


+55 11 2337.9871

contato@sgcconteúdo.com.br

Agência de Conteúdo Digital e Inbound Marketing

SGC Conteúdo | São Paulo – SP