Google defende conteúdo de qualidade e em longo prazo

Conteúdo de qualidade melhora resultados no Google

O Google recomenda que os sites corporativos invistam em conteúdo de qualidade, para ter resultados em longo prazo, em vez de buscar retorno rápido.

Em um hangout na última segunda-feira (23), Diogo Botelho, analista de qualidade da companhia, deu dicas para pequenas e médias empresas aperfeiçoarem a estratégias online e o desempenho nas buscas.

Conteúdo de qualidade vs lucro de curto prazo

Segundo ele, a melhor tática é produzir um conteúdo de qualidade, pensando em longo prazo. As empresas precisam primeiro trabalhar para que seus públicos cheguem ao site e se sintam confiantes e seguros em acessá-lo. O retorno deve vir apenas depois dessas etapas.

De acordo com Botelho, quando a empresa investe em conteúdo para lucrar no curto prazo, a qualidade tende a ser baixa e o site pode acabar afastando visitantes futuramente.

> Veja também: os 3 pilares de uma estratégia de SEO

As companhias precisam antes de tudo pensar em como elas serão encontradas na internet – por exemplo, otimizando suas páginas de modo a ficarem bem classificadas nas buscas do próprio Google.

Mas ao mesmo tempo elas precisam oferecer o que seu público procura. “Se a experiência não for boa, eles provavelmente não vão mais voltar”, disse Botelho.

PARA FICAR BEM NO GOOGLE

Botelho explicou as siglas em inglês SEO, SUO e STO.

google seo

SEO se refere ao conjunto de técnicas e conceitos, aplicado de modo planejado, para que um determinado site melhore sua posição nos mecanismos de busca pela internet, especialmente o Google.

Mas o SEO vale apenas para as chamadas “buscas orgânicas”, ou seja, aquelas que não são pagas. A posição nos anúncios é definida de outra forma, embora tenha alguns critérios em comum.

Para ficar bem no Google, ou seja, para aplicar o SEO, é preciso pensar em como o usuário pode ter uma boa experiência no seu site. Algumas perguntas básicas que podem ser feitas são:

– Estou atraindo o público que eu quero?
– O conteúdo que ofereço atende aquilo que o visitante procura?
– Meu site é mesmo relevante para as pessoas?

Após definir que tipo de conteúdo e experiência o site vai oferecer, passa-se a executar o STO, que são as técnicas para que o Google perceba a relevância de um site.

O hangout não entrou em detalhes sobre como aplicar essas técnicas, mas explicou conceitualmente o SEO, o que talvez seja até mais importante.

Um erro muito comum é achar que basta aplicar algumas técnicas e o site ficará bem posicionado nas buscas. Na verdade, se a empresa não disser nada de relevante e encher o site de gambiarras para melhorar sua classificação (como repetir muitas vezes a palavra-chave), a tendência é que ela caia no ranking do Google. Sem conteúdo de qualidade, não há técnica de SEO que resolva.

E-book: Como Mensurar e Otimizar Canais de Marketing Digital

Fale com a sgc conteúdo:


+55 11 2337.9871

contato@sgcconteúdo.com.br

Agência de Conteúdo Digital e Inbound Marketing

SGC Conteúdo | São Paulo – SP