Como nossa agência de conteúdo ajudou a gerar R$ 78 mil em um mês

Bibiana Monteiro, benfeitora do projeto De Peito Aberto

Bibiana Monteiro, uma das mais de 600 apoiadoras do projeto De Peito Aberto

 

A agência de conteúdo SGC ajudou o projeto De Peito Aberto a arrecadar R$ 78 mil em doações dentro de um período de 30 dias.

O gráfico abaixo dá uma ideia do que ocorreu. Os números no eixo horizontal representam a porcentagem do tempo de campanha.

Por exemplo, quando já havia se passado 50% do período da campanha, apenas R$ 7.150 haviam sido arrecadados, como indica a linha azul.

Nesse momento, a SGC Conteúdo foi contratada para reverter esse quadro. Veja como fizemos.

Evolução da arrecadação do projeto via crowdfunding

 

O PROJETO

De Peito Aberto é o nome de um projeto cujo objetivo é produzir um documentário sobre amamentação.

A ideia do filme é mostrar as dificuldades que as mães enfrentam, no dia a dia, para seguir a recomendação da Organização Mundial da Saúde de alimentar os bebês somente com leite materno nos seus seis primeiros meses de vida.

 

O PROBLEMA

O projeto lançou uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) no site Benfeitoria. Era necessário arrecadar no mínimo R$ 67.500 em doações para custear as filmagens.

Porém, após um mês de campanha, só 70 pessoas haviam doado, e a arrecadação estava em apenas R$ 7.150. Faltavam somente mais 30 dias para a campanha terminar.

Se a arrecadação não chegasse aos R$ 67.500 dentro do prazo, todo o valor recebido seria automaticamente devolvido aos doadores, e o filme não seria realizado.

O projeto vinha provocando boa repercussão não só entre o público-alvo, como também entre influenciadores e a imprensa. Já haviam sido publicadas matérias no UOL, na Folha de S.Paulo, no site Catraca Livre e na revista Crescer, entre outros veículos.

No Facebook, foram mais de 1.000 compartilhamentos e mais de 2.000 curtidas no primeiro mês de campanha, somente na página oficial do projeto – sem contar as páginas da imprensa e as postagens dos influenciadores, alguns com mais de 100 mil seguidores.

Todo esse engajamento, porém, não estava sendo convertido em doações em dinheiro.

Nesse momento, os organizadores do projeto chamaram a SGC Conteúdo para ajudar a estimular as doações via marketing digital.

 

A SOLUÇÃO

A estratégia adotada consistiu, basicamente, em usar as redes sociais de forma combinada com ações off-line.

Os organizadores do projeto já haviam feito um trabalho de relacionamento com alguns dos principais formadores de opinião no tema aleitamento materno, incluindo pediatras, blogueiras, jornalistas, parteiras, doulas e ativistas em geral.

O modelo que deu certo

A primeira ação da SGC foi reformular a página da campanha no Benfeitoria, com o objetivo de deixá-la mais clara, enxuta e direcionada à conversão.

Em seguida, fizemos diversos testes de anúncios no Facebook durante uma semana, até chegarmos a um modelo que se tornou altamente eficaz.

Tal modelo consistiu em três pilares:

>> Conteúdo para atrair seguidores – posts no Facebook direcionados a pessoas que nunca ouviram falar no projeto, mas que tinham perfil para aderir;

>> Conteúdo para envolver – posts direcionados apenas para quem já tinha curtido a página do projeto no Facebook. Esse conteúdo procurava gerar envolvimento emocional com a causa, oferecer informações sobre a questão do aleitamento, provocar debates e falar sobre o documentário (objetivos, orçamento, prestação de contas etc).

>> Conteúdo para converter – posts pedindo doações diretamente, sem rodeios, e alertando para o fato de que, se o projeto não recebe as doações necessárias dentro do prazo, não seria realizado.

 

RESULTADOS

Após a adoção da estratégia descrita acima, o volume de doações passou de R$ 7.150 para nada menos do que R$ 85.260, um aumento de R$ 78.110, ou 1.092%, em apenas 30 dias.

No mesmo período, o número de doadores passou de 70 para simplesmente 695.

Se antes os organizadores estavam com receio de não atingir a arrecadação necessária, ao final da campanha eles haviam superado a meta em 126%, como registrou o site Benfeitoria.

Se precisar de ajuda para o seu projeto, entre em contato.

 

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