Como iniciar o marketing de conteúdo da sua empresa hoje

Marketing de Conteúdo

Sílvio Crespo*

Você sabe que sua empresa precisa de marketing de conteúdo para atrair clientes e fechar mais vendas.

Mas você também sabe que produzir conteúdo dá trabalho – e já esbarrou em problemas como falta de tempo, dificuldade de manter uma periodicidade e necessidade de ter um planejamento estratégico.

Se você vive a situação descrita nos dois parágrafos acima, este post foi pensado especificamente para o seu caso.

Vou explicar como superei esses problemas, compartilhando um pouco da minha experiência como ex-blogueiro do UOL e do Estadão e como diretor da SGC Conteúdo.

 

PRIMEIRA LIÇÃO: DESTRAVAR

A primeira coisa para iniciar uma estratégia de produção de conteúdo consistente e regular é saber que você pode começar agora.

Não importa se você ainda não tem um planejamento de inbound marketing, de produção de conteúdo, ou mesmo um planejamento de marketing em geral.

Também não importa se o site da sua empresa precisa ser totalmente reformulado ou se você nem tem um site ainda.

Esses são alguns dos pontos que levam as pessoas e empresas a travar diante da necessidade de produzir conteúdo.

O raciocínio que trava é o seguinte: “Vou produzir conteúdo, mas com esse site não dá. Deixa eu primeiro reformular o site (projeto que estou adiando há cinco anos). Mas antes preciso fazer um planejamento de marketing, e para isso devo ajustar também minha identidade visual. Só que agora eu tenho uma entrega para terminar, então depois vejo isso…”

Então, saiba que se você começar o seu marketing de conteúdo hoje, seguindo os passos que explico abaixo, terá mais resultados do que se esperar o grande dia de lançar o projeto perfeito.

 

COMO COMEÇAR

Você pode iniciar o blog da sua empresa respondendo as perguntas que os seus clientes costumam fazer antes de fechar o negócio.

Essa foi a estratégia usada pela empresa americana River Pools, que hoje é um clássico caso de sucesso em marketing de conteúdo, citado em diversos congressos internacionais.

A River Pools vende piscinas. A empresa passava por dificuldades devido à crise de 2009, e o dono resolveu que iria colocar na internet todas as respostas às perguntas que os seus potenciais clientes costumavam fazer.

Assim, ele atraiu para o site da companhia várias pessoas que tinham as mesmas dúvidas– ou seja, vários potenciais clientes. O site dele virou referência para quem busca informações sobre piscina e isso o ajudou a sair da crise, conforme relatou o New York Times, entre outros.

 

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NA PRÁTICA

Portanto, faça o mesmo. Liste as perguntas que os seus clientes costumam fazer antes de fechar a compra. Depois, escolha uma para que ela seja o primeiro post do seu blog. Responda a pergunta como se estivesse escrevendo um e-mail ao cliente.

No título, procure incluir alguma palavra-chave que o seu cliente provavelmente vai procurar no Google.

Por fim, arrume o primeiro parágrafo, de forma que o leitor logo de cara consiga entender o que ele pode esperar do texto, e o último. Pronto. Revise o texto e publique no blog. Se quiser, escolha uma imagem que represente a mensagem geral do seu texto

Um desse por semana vai ajudar o Google a reconhecer que o seu site traz conteúdo relevante para pessoas que precisam do seu produto. Assim, você começa a atrair novos públicos para a sua empresa.

 

DIVULGAÇÃO

Você pode divulgar os posts em redes sociais e na sua base de e-mails. Com o tempo, o seu site ou blog passará a ganhar relevância no Google.

 

 

E O PLANEJAMENTO?

Mas não é necessário fazer um planejamento de SEO (a otimização para mecanismos de busca)? Não precisa criar uma persona, que é o perfil do cliente ideal? E o planejamento de mídia, de divulgação em redes sociais? E também o link building, o Adwords, a estratégia de conversão e nutrição…???

Sim! Tudo isso é importante e ajuda muito a gerar resultados – desde que não faça você continuar adiando indefinidamente o seu projeto de marketing de conteúdo.

Então, se você está respondendo as dúvidas dos seus clientes, fique tranquilo, pois está necessariamente publicando um conteúdo útil e atrativo – e o Google vai reconhecer isso e ranquear bem o seu site.

 

RESULTADOS

Depois de três meses publicando regularmente um blog post por semana, entre no Google e pesquise as palavras-chave que você colocou no título dos artigos. Você verá que o seu site ou blog terá subido várias posições.

Nesse momento você notará um aumento das visitas ao seu site e sentirá necessidade de ferramentas para coletar os dados dos visitantes. Mas isso já é um assunto para um outro post.

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* Sílvio Crespo é o fundador da SGC Conteúdo.

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