Como fazer SEO: Relevância, o 1º pilar de uma estratégia [post 2/4]

Como fazer SEO: Construição de relevância on page e off page

Neste segundo post da série “Como fazer SEO”, a SGC Conteúdo explica a relevância, o primeiro dos três pilares fundamentais de uma estratégia de otimização de sites para mecanismos de busca.

Os outros dois pilares são a autoridade e a performance – serão abordados nas próximas terças-feiras, respectivamente nos dias 12 e 19 de maio.

O conceito de SEO (otimização para mecanismos de buscas, na sigla em inglês) e as linhas gerais de uma estratégia sustentável foram os assuntos do primeiro post.

O QUE É ‘RELEVÂNCIA’ EM SEO

Neste post, definimos “relevância” como a probabilidade que uma determinada página tem de atender as necessidades de uma pessoa que digita uma determinada palavra-chave em uma ferramenta de busca.

Por exemplo, quem digita “dólar” no Google provavelmente está atrás da cotação da moeda americana. O primeiro resultado que aparece é a página de cotação do dólar comercial do UOL.

O QUE TORNA UM SITE RELEVANTE

Em primeiro lugar, vamos esquecer as questões técnicas. Olhando para a página de câmbio do UOL, ela parece relevante para quem busca informações sobre dólar?

Como fazer SEO: análise do UOL em relevância

A página apresenta a cotação do dólar comercial em tempo real, com preço de compra e venda mais a variação no dia e o valor máximo e mínimo alcançado no pregão atual.

Além disso, mostra um gráfico com cotações de até um ano atrás e mais uma tabela do histórico de variação da moeda. Há, ainda, notícias sobre câmbio e ações (na seção “Direto da Bolsa”) e, finalmente, uma ferramenta de conversão de moedas na parte de baixo da coluna da direita.

Enfim, nem precisa conhecer SEO para saber que essa página tem uma grande probabilidade de atender as necessidades de uma pessoa que busca informações sobre dólar. A parte não técnica da estratégia é conhecida como SEO off page.

TÉCNICAS DE SEO

Além de ter um conteúdo relevante para seu público-alvo, a página precisa deixar claro para o Google que ela é relevante. É aí que entra a parte técnica, o SEO on page.

Existem várias ferramentas que nos ajudam – por exemplo, a do SEO Master. Ela atribuiu nota 71/100, considerada regular, para a página do UOL associada à palavra-chave “dólar”. Vejamos ponto por ponto.

Servidor: excelente

Como fazer SEO: análise do servidorAqui, os critérios avaliados são o tempo que o site leva para responder, o código de resposta HTTP e o tipo de dado enviado pela página (se é HTML ou não). Por que esses critérios? Primeiro, ninguém quer esperar demais para acessar uma página. Segundo, o código HTTP informa ao Google o intuito de uma página (se há múltiplos redirecionamentos, por exemplo, o propósito não fica tão bem definido). Por fim, o conteúdo HTML tem mais probabilidade de ser reconhecido pelo Google.

Title Tag: excelente

Como fazer SEO: análise de title tag

Este termo se refere ao título da página que aparece na aba do navegador. No caso do UOL, a primeira palavra do título é “dólar”, uma informação importante para o Google saber que a página é sobre este assunto.

Image tag: ruim

Como fazer SEO: análise de image tag

O Google consegue entender os significados das imagens. Por isso, o site precisa dizer ao buscador do que cada uma delas trata. É possível fazer isso de três formas: usando a palavras-chave no chamado “atributo de alt” (texto que aparece quando a pessoa deixa o mouse parado sobre uma imagem), no title (identificação) da imagem e no nome do próprio arquivo da imagem.

Heading tags: ruim

Como fazer SEO: análise de heading tags

Heading tags são códigos usados para hierarquizar o conteúdo. O “header1”, ou “H1” descreve a parte mais importante do conteúdo do site – por exemplo, o título de uma notícia ou o cabeçalho de uma página. As tags “H2”, “H3” etc apresentam os temas secundários e terciários. No caso do UOL, foi usada mais de uma tag “H1”, o que pode dificultar, para o Google, o entendimento do conteúdo da página.

URL: excelente

Como fazer SEO: análise de URL

A URL (endereço) da página de cotações do UOL exibe a palavra “dolar” (sic), não tem nenhum caractere especial e tem só três níveis de profundidade (cada barra depois do “.com.br” denota a passagem para outro nível do site). Houvesse muitos níveis, o Google poderia entender que a página é pouco importante dentro do site.

COMO APLICAR NA PRÁTICA

Concluindo, uma estratégia de aumento ou criação de relevância é conceitualmente dividida em duas partes, sendo uma on page e outra off page, conforme a metáfora do iceberg exibida no início deste post.

Na prática, sugerimos trabalhar em três etapas:

1. Estando claros os objetivos do site, escolha as palavras-chave que você quer associar a ele, com base nas necessidades do seu público que podem ser satisfeitas pelos seus produtos. O planejador de palavras-chave do Google mostra quais termos são os mais buscados dentro de um determinado assunto.

2. Defina, em linhas gerais, quais conteúdos utilizar para que o site seja relevante para as pessoas que buscam aquelas palavras-chave. Produza os conteúdos.

3. Aplique as técnicas para mostrar ao Google que a página é relevante, como aquelas descritas na ferramenta SEO Master.

Importante: mesmo nos itens 1 e 2, é importante sempre pensar em SEO junto com o planejamento de conteúdo. Do contrário, há risco de desperdiçar tempo e dinheiro.

RANKING

E por que uma página como essa do UOL, que recebeu nota 71/10 naquela ferramenta, está em primeiro lugar nas buscas pela palavra dólar – acima, por exemplo, da página do Banco Central, cuja nota é 83/100?

Primeiro, nenhuma ferramenta de análise onpage, como essa que usamos no exemplo, é 100% precisa, pois o Google tem mais de uma centena de critérios e não divulga detalhes sobre eles. Além disso, a relevância não é o único elemento importante em SEO.

Na próxima terça-feira (12), o blog da SGC Conteúdo vai explicar como construir autoridade, e assim ficará mais claro por que o UOL está à frente do BC nesta palavra-chave.

SÉRIE ‘COMO FAZER SEO’

Veja a série completa que o blog de marketing digital da SGC Conteúdo preparou para ajudar sua empresa a obter ganhos de forma consistente por meio de SEO.

> Os três pilares de uma estratégia de SEO sustentável
> Relevância, o primeiro pilar
> Autoridade, o segundo pilar
> Performance, o terceiro pilar

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