Como fazer SEO: 3 pilares de uma estratégia sustentável [post 1/4]

Como fazer SEO: os três pilares de uma estratégia

Qualquer estratégia de SEO (otimização de um site nos mecanismos de busca, na sigla em inglês) precisa necessariamente fundamentar-se em três pontos básicos: relevância, autoridade e performance.

Não há estratégia de otimização sustentável se os dois primeiros pilares não estiverem bem trabalhados. Se o terceiro não for observado de perto, a empresa corre o risco de desperdiçar dinheiro ou deixar de ganhar.

Neste primeiro post da série Como fazer SEO, a SGC Conteúdo explica de forma geral esses três pontos. O tema foi debatido no evento SEO Day, em palestra de Diego Ivo, fundador da Conversion. No segundo post, abordamos a relevância; no terceiro, a autoridade, e no quarto e último, a performance.

O QUE O GOOGLE QUER

O objetivo do Google, nas buscas orgânicas (não patrocinadas), é entregar o conteúdo que mais ajuda as pessoas a encontrarem o que procuram.

A empresa se aprimora constantemente para isso. Sua equipe é pródiga em descobrir as tentativas de trapaça – conhecidas como “black hats”.

Quem tenta enganar o Google acaba sendo punido cedo ou tarde. Pior: depois de desmascarada, a marca terá muito mais trabalho para se recuperar do que se não tivesse feito nada.

Na dúvida de como fazer SEO, sempre verifique se as táticas respeitam os três pontos de uma estratégia eficaz, listados abaixo.

RELEVÂNCIA

O Google quer, em primeiro lugar, entregar aos seus usuários sites que sejam relevantes para eles no momento da busca.

Para isso, o site da sua marca deve oferecer conteúdo de qualidade, ou seja, algo que ajude as pessoas a encontrar respostas para o que elas perguntam.

Em primeiro lugar, pense em quais problemas seus produtos resolvem e quais necessidades eles satisfazem. Em seguida, entenda quais palavras as pessoas digitam no Google quando buscam uma solução para esses problemas (no próximo post da série, dia 5 de maio, daremos um passo a passo para escolher as palavras-chave).

Finalmente, produza conteúdos (textuais, audiovisuais ou imagéticos, o que for adequado e possível) que de fato ajudem essas pessoas. A tecnologia entra apenas para mostrar ao robô do Google que seu site é relevante para quem pesquisa determinadas palavras-chave.

AUTORIDADE

Do ponto de vista do Google, tem autoridade em determinado assunto quem é muito citado. Os fundadores da empresa tomaram emprestado esse conceito das instituições de ensino e pesquisa: quando um trabalho acadêmico é citado por terceiros, seu autor ganha pontos que podem fazer diferença em um concurso.

Para o mecanismo de buscas online, não basta que seu site seja relevante. Ele precisa ser uma referência para outros sites, ou seja, é necessário que existam links direcionando para o domínio virtual da sua empresa.

Esses links podem ser espontâneos ou estimulados. O primeiro caso se refere às pessoas que consumiram seu conteúdo e acharam que valia a pena lincar para o seu site. O segundo caso consiste em mostrar para outras organizações que vale a pena citar a sua marca. Por exemplo, sugerindo pautas para a imprensa ou oferecendo conteúdo para parceiros.

PERFORMANCE

Esse é o terceiro e último pilar de uma boa estratégia de SEO. Uma vez que você investiu em relevância e autoridade, sua marca subiu posições no mecanismo de busca.

A partir daí, você pode calcular o retorno do investimento em SEO. Uma forma de fazer isso é identificar os clientes que chegaram à sua página por meio de anúncios pagos no Google e separá-los daqueles que vieram por busca orgânica.

Nossa sugestão é verificar o chamado lifetime value de cada grupo, ou seja, registrar quantas compras foram feitas pelos clientes dos dois segmentos.

Uma pesquisa da consultoria enextgroup constatou que os clientes que chegam ao site por busca orgânica são mais fiéis e têm índice de recompra maior.

Quem leva em consideração essa variável tende a se tornar mais competitivo, pois saberá definir com mais precisão o valor a ser investido em SEO, evitando desperdícios e aproveitando seu potencial.

SÉRIE ‘COMO FAZER SEO’

Veja a série completa que o blog de marketing digital da SGC Conteúdo preparou para ajudar sua empresa a obter ganhos de forma consistente por meio de SEO.

> Os três pilares de uma estratégia de SEO sustentável
> Relevância, o primeiro pilar
> Autoridade, o segundo pilar
> Performance, o terceiro pilar

SEO NA SUA EMPRESA

Se você tiver dúvidas sobre como elaborar uma estratégia de SEO para a sua empresa, entre em contato com a SGC Conteúdo: bem-vindo@sgcconteudo.com.br.

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