Como fazer SEO: Autoridade, o 2º pilar de uma estratégia [post 3/4]

Link building e construção de autoridade online

A autoridade online é o que faz a diferença entre ter ou não uma boa classificação no Google.

No primeiro post da série “Como fazer SEO”, explicamos que uma estratégia de otimização em mecanismos de busca só é sustentável se estiver embasada em três pilares: relevância, autoridade e performance.

No segundo, explicamos a relevância e  agora falaremos de autoridade. O último post da série trata da performance. Porém, só isso não basta. O site precisa ser uma referência para outros sites, ou seja, tem que ter inbound links* (links de outros domínios direcionando para ele).

Do ponto de vista do Google, quando mais inbound links de qualidade um site tiver, maior é a chance de que ele seja uma autoridade em determinado assunto.

COMO CONSTRUIR AUTORIDADE ONLINE

Uma vez que você já definiu quais conteúdos são relevantes para o seu público e já escolheu as palavras-chave em que precisa ficar bem posicionado, chegou o momento de estimular outros sites a colocarem links apontando para o seu, um trabalho conhecido como “link building”.

Aqui, sugerimos três formas de fazer isso, mas o principal é saber que seu conteúdo precisa ser exclusivo e relevante para o seu público e também para o público de sites relacionados. Além disso, é necessário que os sites relacionados fiquem sabendo que o seu conteúdo é bom para o público deles. O formato e as táticas usadas vão depender dos objetivos de cada empresa.

Guest Post. Uma forma clássica de gerar inbound links consiste em oferecer conteúdo para outro site ou blog, uma prática conhecida como produção de “guest post”. Se você tem um restaurante, por exemplo, pode propor a um blog de gastronomia publicar a receita de um dos seus pratos. Com isso, seu parceiro oferece um conteúdo de qualidade para os leitores dele e, em troca, você pede um link direcionando para uma página do seu site.

Conteúdo em parceria. Você produz um conteúdo junto com outro site e divulga nos dois. Por exemplo, seu restaurante e o blog de gastronomia fazem uma pesquisa dos melhores ingredientes orgânicos de São Paulo e a divulga nos dois sites, dando link de um para o outro e explicando que o trabalho foi feito em parceria.

Divulgação. Alguns conteúdos têm potencial para serem reproduzidos em sites que você nunca imaginava. Um e-book sobre ingredientes orgânicos pode interessar às empresas que produzem ou vendem tais ingredientes, a críticos gastronômicos, a nutricionistas etc. Vale a pena espalhar conteúdos como esse por meio de um anúncio no Facebook ou no Google. Você vai se surpreender com a diversidade dos sites que vão reproduzi-lo.

LINKS DE QUALIDADE

A quantidade de inbound links é importante, desde que os links tenham qualidade, ou seja, desde que eles partam de sites com alguma autoridade. Robôs que geram inbound links em larga escala costumam ser descobertos pelo Google e os sites que os utilizam são punidos na classificação dos resultados de buscas.

Há ferramentas, como o Open Site Explorer (OSE), que atribuem uma nota de autoridade a domínios (parte principal do endereço de um site, como www.exemplo.com.br) e a páginas.

Por exemplo, existem 7.451 links direcionados para a página de câmbio do UOL, oriundos de 53 domínios diferentes. Já para a página do site do Banco Central há 607 links de 43 domínios diferentes. Isso ajuda a explicar por que o UOL é o primeiro resultado para quem busca por “dólar” no Google, enquanto o Banco Central é o quarto.

Explorando a ferramenta OSE, podemos ver que o UOL não só tem mais inbound links como tem aqueles de qualidade ligeiramente melhor, em comparação com o BC.

Se for para investir em guest posts ou produção de conteúdo em parceria, vale a pena checar a autoridade de um site. Pode ser um critério de desempate.

SÉRIE ‘COMO FAZER SEO’

Veja a série completa que o blog de marketing digital da SGC Conteúdo preparou para ajudar sua empresa a obter ganhos de forma consistente por meio de SEO.

> Os três pilares de uma estratégia de SEO sustentável
> Relevância, o primeiro pilar
> Autoridade, o segundo pilar
> Performance, o terceiro pilar

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* São sinônimos de inbound links: backlinks, inlinks, linkbacks e incoming links.

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